BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_28_03_24.png

Computação avançada para o desenvolvimento científico e tecnológico

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Fazer esse procedimento pelo computador

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento "Computação avançada para o desenvolvimento científico e tecnológico

Data Horário Local
28/03 (Quinta-feira) 14h Youtube UFG Oficial

EMENTA

Computadores são ferramentas cada vez mais importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico nas mais diversas áreas do conhecimento. Eles se tornaram fundamentais para coletar, armazenar e analisar grandes conjuntos de dados, na modelagem e simulação de fenômenos complexos, e até mesmo na visualização dos resultados, sem mencionar o impacto da inteligência artificial. Nesse sentido, é fundamental para a comunidade científica poder contar com um laboratório que tenha capacidade computacional para apoiar os pesquisadores. Desde 2020, a UFG conta com um laboratório que fornece esse apoio computacional: o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) que já tem apoiado mais de 40 projetos em diversas áreas e possui hoje cerca de 200 usuários cadastrados. Nesta palestra vamos falar sobre o LaMCAD, sua estrutura atual, as perspectivas do laboratório, e como ele pode alavancar a pesquisa realizada na UFG e no estado de Goiás. Será que a sua pesquisa também pode se beneficiar do poder computacional do LaMCAD? Venha descobrir.

PALESTRANTE

Herbert de Castro Georg - Coordenador do LaMCAD/UFG

Professor do Instituto de Física da UFG desde 2009. Graduado em Matemática pela PUC-GO (1996) e em Física pela UFG (1999) e Doutor em Física pela USP (2006). Foi pesquisador visitante na Universidade de Viena (2007) e professor visitante na USP (2017). Como pesquisador, atua na área de Física Molecular Teórica e Computacional, tendo mais de 30 artigos publicados em revistas científicas internacionais dentro desse tema. Foi bolsista de produtividade PQ2 do CNPq no período 2010-2021. Devido à sua atuação como pesquisador, tem muito interesse por computação paralela e computação de alta performance e, desde 2018, é Coordenador Geral do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho da UFG (LaMCAD).

MEDIAÇÃO

Thiago Lara Vasques - Gerente Técnico e Administrativo do LaMCAD/UFG

Gerente Técnico-Administrativo do Laboratório Multiusuário de Alto Desempenho da UFG (LaMCAD) desde sua concepção, Thiago Vasques é graduado em Redes de Computadores, tem mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFG e doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo programa MIT Portugal, da Universidade de Coimbra. Em cerca de 20 anos de atuação na área de tecnologia da informação, já trabalhou em diferentes empresas, P&D's e no setor público com administração de sistemas, redes, telecomunicações, redes elétricas inteligentes, computação de alto desempenho, computação em nuvem e data centers sustentáveis. Como docente, já lecionou nas principais faculdades e universidades do Estado de Goiás.

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

A participação no programa é gratuita e aberta para toda a comunidade, seja acadêmica ou externa.

Os(as) participantes do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP/UFG) devem participar obrigatoriamente de no mínimo 4 eventos do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação e anexar os certificados de participação ao relatório final.

- O cadastro no Programa e a inscrição prévia em cada palestra dentro dele é obrigatória para obtenção do certificado. Siga as orientações para inscrição.

- Durante o evento será disponibilizado um formulário de confirmação de presença.

ATENÇÃO: Você precisa se cadastrar no Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação antes de se inscrever nesse evento. O cadastro é feito uma única vez.

As inscrições são feitas individualmente em cada evento. Acesse as orientações antes de prosseguir para a inscrição.

Botão Página Diálogos_Orientações

Botão Página Diálogos_Inscreva-se Aqui