banner_noticia_A_CINZA

Papo cruzado: Instâncias de Ética na UFG: Por quê? Pra quê?

PRÓXIMA PALESTRA!

Fazer esse procedimento pelo computador

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento "Papo Cruzado: Instâncias de Ética na UFG: Por quê? Pra quê?".

 

Data Horário Local
22/04 (terça-feira) 14h30 YouTube UFG Oficial

 

EMENTA
  • O que é o Comitê de Integridade Acadêmica e qual é o seu papel na UFG? Por que todos devemos nos atentar a essa questão? Como devemos proceder para não cometer erros?
  • Importância e estrutura da CIBio; Leis de biossegurança para Organismos Geneticamente Modificados (OGM) no país; Classificação de risco biológico e de OGM
  • O que é o Comitê de Ética em Pesquisa. Quais os protocolos de Pesquisa que precisam ser apreciados pelo CEP. Como submeter um protocolo de pesquisa para análise ética. 
  • Divulgar as normativas do CONCEA referentes às obrigações de todos os pesquisadores que trabalham com animais vertebrados vivos submeterem seus projetos ao Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFG), bem como a obrigatoriedade dos mesmos em possuírem curso de capacitação ética com validade de 5 anos validada pelo CEUA da sua instituição. Além disso, divulgar que os pesquisadores também são responsáveis pelas condições dos biotérios onde são mantidos e/ou criados os animais de pesquisa da instituição.
PALESTRANTES


Lilian Ribeiro (Comitê de Integridade Acadêmica - CIA/UFG)
Coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA/UFG). É professora titular da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da UFG, onde tem atuado no ensino (graduação e pós), na pesquisa (graduação e pós) e na extensão desde 2002 na área de geotecnia, infraestrutura de transportes e pavimentação. 

Juliana Alves (Comissão Interna de Biossegurança - CIBio/UFG)
Presidente da Comissão Interna de Biossegurança da UFG, que supervisiona e fiscaliza estudos envolvendo Organismos Geneticamente Modificados na UFG. É professora associada do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás e orientadora pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da mesma universidade. 

Rosana de Morais (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFG)
Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFG (2019 - 2027) e é membro do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da UFG. É professora associada da Faculdade de Nutrição (FANUT) da UFG, onde desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa nas áreas de Alimentação Coletiva e Diabetes. 

Elizabeth Pereira (Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/UFG)
É professor titular da Universidade Federal de Goiás e trabalha no Laboratório Integrado de Fisiologia Cardiovascular e Neurológica (LIFiCaN). Coordenadora do Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/UFG e sou membro do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA/UFG).


MEDIAÇÃO


Prof. Fabiola Fiaccadori 

Diretora de Pesquisa da UFG. Professora associada no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). 

 

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO


A participação no programa é gratuita e aberta para toda a comunidade, seja acadêmica ou externa. 

Os(as) participantes do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP/UFG) devem participar obrigatoriamente de no mínimo 4 eventos do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação e anexar os certificados de participação ao relatório final. 

- A inscrição prévia no Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação é obrigatória para obtenção do certificado e deve ser feita pelo site https://dialogos.plateia.ufg.br/

- Durante a transmissão de cada palestra, o Plateia disponibilizará a confirmação de presença na mesma no botão <Inscrever-se>. 

ATENÇÃO: Você precisa se cadastrar no Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação antes de se inscrever nesse evento. O cadastro é feito uma única vez.

As inscrições são feitas individualmente em cada evento. Acesse as orientações antes de prosseguir para a inscrição.

 

Botão Página Diálogos_Orientações

 botao_entre_plateia.png

 

Categories: Notícias Noticias ADM;Notícias